Alimentos que engordam
Dados estatísticos atuais em relação à necessidade de perda de peso e obesidade estão cada vez mais alarmantes, pensando assim selecionamos os pires alimentos que engordam, para que sejam consumidos com moderação ou melhor, não consumidos.
Para que se possa prevenir e combater a obesidade de maneira definitiva é preciso que a sociedade tenha consciência dos problemas que ela acarreta, não apenas estéticos, mas também para a saúde; e reeducar seus hábitos alimentares através de uma dieta balanceada, procurando manter um estilo de vida saudável com exercícios físicos constantes.
Pensando nisso, selecionei alguns alimentos que engordam e aumentam as chances de prejuízos sérios a sua saúde.
Gorduras
Não tem jeito, elas são as maiores fontes de problemas para quem pretende ter uma vida saudável e, ainda, precisa perder peso rápido, mas não quero dizer que você deva eliminá-las definitivamente de sua dieta. Na verdade, você precisa deixar de consumir as gorduras chamadas gorduras saturadas e trans.
Fique atento também, ao consumo das gorduras consideradas “boas” em excesso, afinal, todo excesso é nocivo, sendo assim, seu consumo deve ser apenas o suficiente para atender as necessidades de seu organismo.
Isso porque, se você ingerir uma quantidade maior de gorduras, ainda que “boas”, do que seu organismo carece, o mesmo não irá conseguir expulsar o exagero, assim tal gordura será acumulada em forma de reserva e, o pior em seu abdômen.
Carnes vermelhas
Quem não gosta de um bom churrasco? Acho que a maioria das pessoas adora esse prato que, além de ser muito saboroso, é consumido de forma bem descontraída entre os amigos e regado a muita cerveja. Tudo bem, nada de errado se você participar desses eventos esporadicamente.
Saiba que a carne vermelha é rica em calorias, principalmente as costelas de porco e de vaca, pois elas são consideradas as mais gordurosas entre todos os cortes de carne.
Dessa maneira, aconselho que você evite os cortes de carne mais gordurosos, dê preferência ao cortes magros, tais como: peito de frango, mas deve ser sem pele e se for grelhado melhor ainda ou lombo de porco.
Frituras
Consumir alimentos fritos, como frango, por exemplo, uma vez ou outra em porções moderadas não é proibido, mas se você constantemente ingere frango ou outra carne frita, embebida em muito óleo ─ porque é assim que tem que ser para ter uma textura crocante ─ você além de engordar, terá sérios problemas de saúde. Dê preferência às carnes grelhadas.
Fast foods
Pequenos lanches como cachorros quentes, hambúrguer e outros comercializados em lanchonetes, carrocinhas e Fast foods, são os maiores aliados da obesidade, principalmente entre adolescentes e crianças. Fuja deles!
Açúcares
Outro ingrediente que deve ser evitado, porém não retirado totalmente de seu cardápio, a não ser que você seja diabético, pois nosso cérebro precisa de glicose para funcionar bem.
Mas, você deve ter em mente que não é porque seu cérebro funciona melhor com a ingestão de açúcar que você pode se exceder no consumo, as doses exageradas de açúcar acabam se transformando em gorduras, uma vez que nosso corpo não consegue expelir o excesso.
Sorvetes
Não resta dúvidas de que sorvete é um dos doces mais gostosos, se for de chocolate então, nem se fala.
Porém, dependendo da qualidade e do sabor você pode ingerir em torno de 415 calorias e 23,5 gramas de pura gordura. Assim sendo, você deve deixar para consumi-los apenas 1 vez por semana, substitua por frutas, que são adoçadas naturalmente e não possuem nenhum teor de gordura.
Bebidas doces
Não há como negar que as bebidas doces como Milk-shakes de chocolate, sucos de frutas industrializados ou drinks alcóolicos – são deliciosos, mas não devem ser consumidos diariamente ou pior, como água, sim porque conheço muitas pessoas que são capazes de substituir a água por tais bebidas.
Prefira beber água, logicamente, ou sucos naturais, feitos 100% de frutas, sem adição de açúcar.
Carboidratos
Valiosa fonte de energia, em especial para quem tem a prática de atividades físicas em seu dia a dia. Mas, mais uma vez vale recomendar que, sem exageros, caso contrário ele se transformará em açúcar que se transformará em gordura.
Sal
Todos já sabem que apesar de valorizar o sabor dos alimentos, esse ingrediente causa inchaço, porque retém líquido, hipertensão arterial e prejudica o funcionamento intestinal. Então, para quê exagerar? Use-o com muita moderação.
Molhos e acompanhamentos para saladas
É inegável que molhos como maionese, tártaro, rosé, de mostarda, entre tantos outros proporcionam mais “vida” e sabor às saladas. Pois é, mas eles são fontes de calorias. Por isso, sugiro que você dê preferência aos molhos menos calóricos, assim como:
- Molho de azeite extra virgem (3 porções) + limão ou vinagre branco (1 porção) + sal (moderado);
- Molho de iogurte natural:
1 pote de iogurte – natural ou desnatado
1 colher (sopa) de tomate picado
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 colher (sopa) de cheiro verde picado
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
Sal moderado
Limão a gosto.
- Molho de ervas finas – alecrim, salsinha e manjericão.
- 3/4 de xícara (chá) de iogurte desnatado
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
- 1 colher (sopa) de manjericão picado
- 2 colheres (chá) de mel
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1/2 colher (sopa) de alho picado
Então, gostou? Agora esqueça os alimentos que engordam e danificam sua saúde e consuma alimentos que emagrecem!